top of page
logobranca.png

Regras para envio de trabalhos completos

PRAZO prorrogado até 29 de julho/2022

Orientações e normas gerais para o envio de textos aos Anais do Seminário:

1.1 Os arquivos deverão ser salvos na extensão “doc”, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word e enviados para o seguinte endereço: culturasemmovimento2022@gmail.com

1.2 Regras de formatação:

a) os textos enviados devem conter o título escolhido, centralizado, e o nome do autor(a) alinhado à direita.

b) em arquivo de Word, à parte, cada colaborador(a) deverá enviar, por e-mail, uma espécie de minibiografia acadêmica com os dados de sua trajetória que considera os mais relevantes até o presente momento (semelhante aqueles textos de auto apresentação no Lattes), mas desde que seja em até 6 linhas e que contenha, se for possível e se for o caso, os seguintes aspectos, na seguinte sequência: instituição em que concluiu a graduação e pós-graduação e/ou atual status, se bolsista ou não etc.; principal trabalho até agora publicado; áreas / assuntos de interesse; e e-mail para contato.


c) os textos devem ter extensão máxima de 15 laudas, com referências ao fim, digitados na fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço 1,5, justificado (sem espaços antes e/ou depois dos parágrafos) e margens esquerda e superior de 3cm., e direita e inferior de 2cm.

 

d) as referências devem ser feitas em notas de rodapé, adotando o modelo francês de citação. Por isso, também solicitamos aqui que as referências sejam feitas sempre de forma completa, mesmo que for recorrente o uso de uma mesma fonte, livro, artigo etc., evitando, assim, os “op. cit.,”, “idem”, “ibidem” e afins.


e) os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas. Caso o(a) colaborador(a) contenha imagens e queira enviá-las – colaborando com o trabalho dos bolsistas que se ocuparão das ilustrações –, estas devem ser incluídas no formato “Tif” ou “JPG” e gravadas em documento à parte do arquivo do texto (ainda que indique o local que queira inseri-las); as páginas do texto não devem ser numeradas.


f) as eventuais citações com mais de três linhas deverão respeitar tabulação com recuo de 4cm de margem à esquerda, corpo 10 e espaço simples. As citações com menos de três linhas deverão estar incorporadas, com aspas, no corpo do texto.


g) a formatação das referências deve ser as seguintes: 

 

Livro: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo (se for o caso) sem itálico. Edição (dispensável se for a primeira). Cidade: Editora, ano, p.

Ex.: GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 47.


Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro sem itálico. In: SOBRENOME, Nome do(a) organizador(a). Título do livro em itálico. Edição (dispensável se for a primeira). Cidade: Editora, ano, p.

Ex.: BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (orgs.). Usos e abusos da história oral. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 58.

 

Artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem itálico. Título do periódico em itálico, Cidade, v., n., páginas de texto, período da publicação, ano, p. citada.

Ex.: ROUSSO, Henry. O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p 85-91, jan./jun. 1996, p. 7.

 

 Sites e demais referências on-line / digitais devem conter os seguintes dizeres: Título da página / chamada do documento com a primeira palavra em caixa ALTA. Disponível em: <www.nomedosite.com>. Acesso em: dia, mês, ano.

Ex.: MANUSCRIPT Collections. Boxer, Charles. Box 2. Indiana University. Disponível em: <http://indiana.edu/~liblilly/lilly/index.php?=1>. Acesso em: 03 abr. 2022.


Materiais de arquivos, fundos e demais instituições de salvaguarda documental devem respeitar as regras estipuladas pelos próprios órgãos que os preservam e/ou seguir a eventual particularidade de cada caso.


Outros tipos de referências que, por ventura, possam ter sido utilizadas, serão padronizadas a posteriori.

 

Prazo final para envio do artigo completo: prorrogado até 29 de julho.

bottom of page