top of page
logobranca.png
Mesa Redonda.png

simpósios temáticos

INSCRIÇÕES GRATUITAS
Online pelo Microsoft Teams*

ST 01: África e suas diásporas: culturas, movimentos, negociações e identidades.

 Proponentes: Profa. Dra. Andrea Mendes (UNICAMP) e

Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes (UNICAMP)

 

DIA 17 DE MAIO - TERÇA-FEIRA

14h às 18h
Sala _Africa_ - Microsoft Teams

Este Simpósio Temático acolhe pesquisas e reflexões voltadas para o debate das profundas transformações no campo das Ciências Humanas desde a implementação da lei 10.639, em janeiro de 2003. Há quase vinte anos, ao incorporar a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileiras aos diferentes níveis de ensino, a lei impulsionou não apenas políticas de fomento à capacitação docente, mas também fortaleceu núcleos e redes de pesquisa voltadas para a discussão da história do continente no Brasil. Este ST entende de maneira ampliada as ideias de “travessias e deslocamentos”, propondo-se não apenas a debater aspectos da História do próprio continente africano, mas também dimensões de suas diferentes diásporas; negociações identitárias; circulações, trânsitos e deslocamentos de pessoas e ideias; articulação de redes de atuação e contestação política e cultural. Cabe pensar, ainda, as trajetórias de agentes vinculados a processos de “travessias e deslocamentos” – viajantes, num sentido mais direto, por exemplo, mas também políticos, tradutores, lideranças religiosas, educadores, editores, jornalistas, entre muitos outros. São bem-vindos trabalhos voltados para discussões dos caminhos e desafios para o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em diferentes níveis de ensino, encarando desde reflexões sobre o lugar das políticas públicas contemporâneas na proteção de um campo de estudo constantemente ameaçado pelo racismo estrutural brasileiro, até a produção e circulação de materiais didáticos, paradidáticos e experiências de sala de aula.

ST 02: Romancistas, escritores e viajantes: diálogos entre História, Literatura e Ficção.

Proponentes: Prof. Dr. Evander Ruthieri da Silva (UNILA) e Prof. Me. Thiago Lenz (UFPR)

 

DIA 18 DE MAIO - QUARTA-FEIRA

14h às 18h

Sala _Literatura_ - Microsoft Teams

Os escritos literários e os relatos de viagens comportam uma imensidão de substratos para o entrecruzamento de fontes e problemas no campo da História. Sob essa perspectiva, o simpósio temático pretende reunir pesquisas que discutam literatura, narrativas de viajantes e história a partir dos debates teórico-metodológicos que privilegiam as relações entre a realidade e a ficção, relacionando circunstâncias de produção, circulação e recepção da cultura escrita e literária. O cerne da proposta contempla essas narrativas textuais enquanto objetos culturais e formas de interpretação de lugares sociais, cingidas por condições políticas, socioeconômicas e culturais dos sujeitos históricos que orbitam em torno do universo da produção intelectual. Dessa forma, o simpósio visa abarcar pesquisas dedicadas: 1) ao estudo crítico e a problematização histórica das narrativas literárias, visando o escrutínio de rastros fragmentários de imaginários sociais e paixões políticas, de subjetividades e sensibilidades, das forças motrizes da ação humana ao longo do tempo; 2) à análise das relações entre ficção e literaturas de viagens, considerando-as como fontes históricas para a investigação das formas de sentir, narrar e imaginar as experiências de viajantes, especialmente as dimensões interativas e os processos de transculturação nos contextos marcados por deslocamentos transnacionais. Assim, são privilegiadas abordagens dedicadas a pensar o entrecruzamento da ficção literária e os relatos de viagens, e as interações incessantes e relações simbióticas entre textos e contextos, no afã de compreender a historicidade inerente às narrativas por intermédio da “lógica social do texto” (SPIEGEL, 1997), bem como a possibilidade de investigar a literatura no entrecruzamento do micro e do macro-histórico, em um movimento de variação das escalas de análise.

ST 03: Travessias, deslocamentos e narrativas de mulheres viajantes e migrantes  entre a Europa e as Américas (séc. XIX-XX).

Proponentes: Profa. Dra. Karen Macknow Lisboa (USP) e Profa. Dra. Méri Frotscher (UNIOESTE)

DIA 18 DE MAIO - QUARTA-FEIRA

14h às 18h

Sala _Mulheres__ - Microsoft Teams

Nesse simpósio temático pretende-se explorar a vida e os escritos de/sobre mulheres migrantes e/ou viajantes com o objetivo de problematizar as complexas dimensões desencadeadas pelo deslocamento espacial, cultural, social e político tributário da migração, exílio e/ou da viagem. Nesse âmbito, pergunta-se quais as mudanças e continuidades observáveis na trajetória dessas mulheres migrantes/viajantes, no que diz respeito às construções identitárias, às representações delas mesmo e dos outros, às interações com os diferentes contextos sociais e ambientes naturais. Indaga-se igualmente de que maneira conseguem dar visibilidade às suas próprias biografias, experiências e saberes por meio de suas narrativas, considerando as estruturas sociais marcadas pelo poder patriarcal. Nesse âmbito, pretende-se explorar a diversidade de fontes (relatos de viagem, diários, cartas, etc.) e as especificidades da própria autoria, da intensão da escrita e do mercado editorial. Além disso, objetiva-se discutir os vários tipos de migrantes e viajantes, as razões que motivaram o seu deslocamento e as suas consequências. Cabe aqui também a reflexão sobre a própria narrativa destas mulheres, as marcas do gênero na composição da escrita, mas também de outros marcadores sociais que se entrecruzam, tais como classe, geração, raça/etnicidade, nacionalidade, etc. Para tanto, procura-se analisar essas mulheres como sujeitos compreendidos em contextos históricos em que são contempladas perspectivas locais, nacionais e transnacionais.

ST 04: Circulação internacional de ideias e deslocamentos intelectuais para a Europa pós - 1945.

Proponentes: Profa. Dra. Giselle Martins Venancio (UFF), Prof. Dr. André Furtado (UNIFESSPA)

DIA 17 DE MAIO - TERÇA-FEIRA

14h às 18h

Sala _Europa__- Microsoft Teams

Com o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que levara as sociedades europeias ao abismo político, econômico e social, as ideias e experiências oriundas de suas ex-colônias começaram a ocupar um lugar de destaque nas análises das autoridades públicas do continente em reconstrução e, sobretudo, nos meios intelectuais, haja vista a suposta harmonia na fusão de raças e civilizações que, à época, identificava-se junto às formações históricas de países como os da América Latina. Com efeito, reflexões dessa natureza receberam destaque nas agendas da Organisation des Nations Unies pour '’Éducation, la Science et la Culture (UNESCO), fundada em Paris no ano de 1946, pois tal órgão visava fomentar a livre circulação de ideias para estabelecer amplos diálogos entre os Estados membros e as entidades não-governamentais, ainda que as relações de forças e o chamado soft power de seus integrantes permanecessem assimétricos sob inúmeros aspectos. Observadas essas configurações, o presente Simpósio Temático (ST) busca reunir trabalhos que avaliem a inserção de representantes do espaço geopolítico que, hoje, nomeamos “Sul Global”, a exemplo de diplomatas e intelectuais latino-americanos, na pauta fomentada nas décadas iniciais da UNESCO. Isso porque, naquele momento, as esperanças planetárias de uma paz duradoura foram depositadas no hemisfério Austral, circunstância que levou à conquista de poderes decisórios pelas ex-colônias nos encontros anuais do organismo, pois compreendia-se que seus passados eram marcados pelo “equilíbrio de antagonismos”, para usar uma expressão freyriana, tornando-os orientadores, por excelência, da mútua compreensão entre os povos. Daí também os esforços do organismo para traduzir a literatura dessas regiões, realizar debates sobre democracia, estimular estudos a respeito da imigração, meio ambiente, patrimônio etc., considerando que, desde a hora zero, seu lema propunha “Construire la paix dans l’esprit des hommes et des femmes”.

ST 05: América Latina em conexão: a circulação de sujeitos, bens e ideias em movimento.

Proponentes: Profa. Dra. Cristina Ferreira (FURB) e Prof. Dr. Bruno Silva (UNIFESSPA) 

 

DIA 18 DE MAIO - QUARTA-FEIRA

14h às 18h

Sala _América_- Microsoft Teams

 

O presente simpósio tem por finalidade reunir trabalhos que abordem as conexões americanas em diferentes tempos históricos. Busca também discutir pesquisas que revelam deslocamentos pessoais, de ideias e bens, considerando que, conforme indica Arjun Appadurai, em The future as cultural fact (2013), esses agentes em movimento fazem com que riquezas, objetos, conhecimentos e pessoas sejam reinterpretados à luz das regiões que se conectam, produzindo localidades. Porque, enquanto os seres humanos exercem suas capacidades sociais, técnicas e imaginárias, incluindo a capacidade de violência, guerra e egoísmo ecológico, eles literalmente produzem os ambientes nos quais eles agem, incluindo a natureza biológica e física desses. Assim, tais conectividades revelam homogeneidades e heterogeneidades, fugindo quase sempre das geografias circunscritas das histórias nacionais. Além disso, intentamos receber pesquisadores que ressaltem o movimento plurifacético e complexo dessas conexões, vislumbrando análises que junto da perspectiva de “coordenadas estruturais” também se conceda atenção às “dimensões históricas-concretas”, nas palavras de Romain Bertrand (2018). Ou seja, através do estudos de personagens, bens, riquezas e ideias que circulam, buscamos compreender processos históricos reestabelecendo e apreendendo “conexões surgidas entre os mundos e sociedades um pouco à maneira de um eletricista que viria reparar o que o tempo e os historiadores desuniram”, conforme indica Serge Gruzinski (2014).

As inscrições de comunicação podem ser realizadas individualmente e/ou em co-autoria.

INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Online pelo Microsoft Teams

 *Não é necessária a presença em Blumenau dos comunicadores de trabalhos

bottom of page